terça-feira, outubro 26, 2010

As Pessoas, o Metro e a Estratégia!

Uma pessoa sabe que chegou ao seu limite quando, ao entrar numa carruagem do Metro, começa a divagar sobre Estratégia - observa o espaço da carruagem, analisa os pontos que se encontram subaproveitados e começa a estudar os comportamentos dos diversos 'jogadores' envolvidos e a efectuar paralelismos com as estratégias tipo 'first-movers'.
É triste mas é verdade - ora vejamos, se as pessoas ao entrarem nas carruagens andassem um pouco mais para além daquele espaço de entrada à volta do poste, tudo seria diferente - uma melhor distribuição de corpos que resultaria em menos efeito de sardinha em lata. Mas existe forma de inverter esta situação - havendo um 'first-mover' que 'fure' (umas vezes mais educadamente que outras...) esse pessoal que insiste em impedir a passagem para os 'corredores' é muito provável que o pessoal que vem atrás o siga alojando-se também nos 'corredores' e proporcionando uma viagem menos apinhada.

Já testei a minha teoria de 'first-mover' e adorei o resultado - tenho ido muito mais espaçosa no metro!

Alguém mais alinha?

x x x 

4 comentários:

  1. O problema é que, se não saíres na última saída, torna-se complicado andar a "furar" tudo outra vez para sair, principalmente porque convém começar a "furar" antes de chegares à tua saída, quando o piso anda instável, a inércia pode fazer das suas, e há pouco espaço de manobra.

    A estratégia "greedy" pode não ser óptima no total mas, se tiveres de sair antes do fim, pode compensar em alguns casos... E é completa! Podes é ter de aguentar com alguns apertos, claro, se não te souberes colocar em sítios estratégicos.

    ResponderEliminar
  2. F.C. tens toda a razão em levantar a questão das pessoas que saem antes da última paragem. No entanto, é fácil reparar que todas as linhas tem as suas saídas estratégicas. Por exemplo na linha Vermelha é raro que a multidão não saia na Alameda ou no Saldanha (ignorando o Oriente e S.Sebastião por razões óbvias)! E mesmo assim há engarrafamentos que dói!
    É tudo uma questão de se pensar antes de entrar =P

    ResponderEliminar
  3. Então e qual a teoria para conseguir sobreviver inteira dentro do 758 em hora de ponta?

    ResponderEliminar
  4. Lol M.!!!

    Belos foram os tempos do 758 - na minha opinião a melhor estratégia com esse, em hora de ponta, é mesmo ir a pé!

    Beijinhos

    ResponderEliminar