Vou começar este post dizendo que tenho um nome absolutamente normal!
É certo que ao longo dos anos nunca tive ninguém na minha turma, nem no meu ano (e talvez nem na mesma escola / universidade) com o mesmo nome que eu mas ainda assim mantenho a minha posição de que tenho um nome absolutamente normal e que é partilhado por outras pessoas por este Portugal (e Mundo) fora.
No entanto, parece ser difícil para algumas pessoas interiorizá-lo...
Porquê?
Não faço ideia!
Os meus colegas de escola nunca me trataram pelo meu nome - sempre usaram um diminutivo e nunca me chateei propriamente com o assunto. O problema do nome começou já na "vida adulta" quando vários dos meus colegas de trabalho começaram a trocá-lo! Há gente que me envia mails mas que me troca o nome na saudação! Há ainda gente que sempre que me cumprimenta pessoalmente (e já lá vão uns anos no mesmo sítio) me troca o nome! Depois há aqueles que olham para mim e me pedem desculpa mas não se recordam do meu nome...
Enfim, uma miríade de situações mas nunca como a que me aconteceu há dias: ligaram-me para o telemóvel e perguntaram se "podiam falar com" (o que tem piada pois estavam a ligar para mim - quem é que era suposto atender?!) e pronunciaram o 2º e último nome da minha pessoa. Oi?!?! A minha reacção foi repetir o meu nome todo e perguntar se era essa a pessoa com quem queriam falar e passados alguns segundos de silêncio do outro lado lá me disseram que sim.
Já me perguntaram como é que se lê / diz o meu nome (mas isso foi pessoal estrangeiro), já me trocaram o nome, já se esqueceram do meu nome, mas nunca na minha existência me trataram pelo 2º nome como se o meu 1º nome fosse algo tipo "Ana" ou "Maria".
Fiquei na dúvida sobre o que se terá passado na cabeça daquela senhora para me decidir adaptar o nome ao seu belo prazer - não o saberia pronunciar ou será que achou que ninguém iria utilizar aquele nome como 1º nome?! É que não faço ideia...
Enfim... Venha o próximo maluquinho que estou aqui para lidar com ele!
x x x
Sem comentários:
Enviar um comentário