Na praia um dos meus passatempos favoritos, assim logo que chego, é refastelar-me na toalha e assistir às várias famílias ou grupos que vão chegando e ao tradicional ritual do espetanço do pau do guarda-sol na areia.
É lindo, é único, é especial!
Uma das vezes que fui à praia com o meu Papá ficamos abismados com algumas técnicas utilizadas...
Primeiro, é preciso escolher o local perfeito - de preferência o mais próximo possível do vizinho do lado e de forma a atrofiar o trajecto dos restantes até à água... Depois, o Macho Latino da família (ou a Fêmea Alfa quando são grupos de raparigas) determinam de forma ancestral qual o percurso que o Sol irá fazer naquele dia - é um processo demorado que pode demorar alguns minutos - é preciso calcular com precisão onde se irá colocar o chapéu de forma a maximizar a sombra para proteger a(s) bela(s) da(s) arca(s) frigorífica(s). Passo então a enumerar algumas:
- "Toma Lá, Dá Cá" - penso que esta seja a forma mais vulgar de espetar o pau na areia - de forma firme e hirta ora se empurra, ora de puxa o dito, sempre fazendo força para baixo. Costuma funcionar de forma eficiente e leva a posições interessantes (nomeadamente espetanços de rabos) por parte de quem as executa.
- "What Goes Around, Comes Around" - que é como quem diz, utilizar uma técnica tipo saca-rolhas na areia, vai-se rodando o pau, fazendo força para baixo e pronto, é ver no que dá. Não é tão eficaz somo a anterior mas também apresenta muitos adeptos.
- "Enfermeiro" - esta técnica apenas vi ser utilizada uma vez e diga-se que é muito interessante - o indivíduo em causa colocou-se numa pose quase ao estilo arte marcial e espetou de uma assentada o pau na areia assim na diagonal (ângulo agudo) e depois endireitou-o. Pareceu-me uma técnica a explorar apesar de requerer flexibilidade e alguma força de parte de quem a executa.
- "Eu Fico e Salto por Cima" - esta é uma técnica que requer efectivamente muita força mas que quando bem utilizada é melhor que qualquer uma das anteriores. O Macho Latino do sítio, com um só golpe, enfia na vertical o pau na areia e o dito nem tem tempo para perceber o que lhe aconteceu pois fica logo enterrado até ao pescoço! No entanto, esta é uma técnica perigosa por vários motivos... Ora, se o pau encontra uma pedra no caminho é bem possível que se parta... Também pode acontecer o dito Macho não ter a força necessária, não o admitir, e quando se dá conta temos o chapéu a voar pela praia. Finalmente, os Machos que não têm força para aplicar esta técnica podem ver-se em situações comprometedoras... as in saltar e ficar pendurados em cima do pau...
Mas, meus senhores, nenhuma destas técnicas ficaria completa sem o belo do "Ajeitar a areia em redor do pau com o pézinho" - é la pièce de résistance!
E pronto... para o ano há mais!!!
P.S. Desculpem a vertente porca do post mas não resisti!!!
P.S. Desculpem a vertente porca do post mas não resisti!!!