Exmos. Srs. da EDP,
Tenho a dizer-vos que a conversa que tive hoje com uma das vossas funcionárias foi algo a atirar para o surreal.
Dirijo-me eu às vossas instalações (porque o vosso site não nos permite enviar qualquer tipo de mensagem e o vosso número de telefone também não nos deixou falar com ninguém) e, por incrível que pareça, sou quase imediatamente atendida. Foi um bom começo em comparação com as horas de espera para fazer o contrato inicial mas foi praticamente o único ponto positivo deste encontro.
Explico o meu problema: o contador está com a Data e Hora incorrectos. Não, não sei desde quando estou com este problema mas preocupa-me o facto de, ao ter uma tarifa tri-horária, a Data que aparece referir-se a um Horário de Inverno e nós, todos contentes na nossa inocência, estarmos a estabelecer rotinas pensadas no Horário de Verão.
Comentário que recebo da Sra. que me estava a atender: mas os valores das suas facturas são sempre baixinhos (que é como quem diz "Você está a reclamar do quê?!") não sei se terá algum impacto...
Lá lhe expliquei que, tive algum trabalho a escolher a tarifa que mais me convinha e que por exemplo, no Horário de Verão não existem horas de ponta por volta do jantar (o que ela confirmou num panfleto miserável que eu já trato por tu), o que tem algum impacto caso eu queira usar o forno. Isso ou quando espero pela Meia-Noite para colocar uma máquina a lavar e afinal no contador ainda não é Meia-Noite!
Ela voltou a insistir que os valores eram pequenos e perguntou-me com a maior lata se eu queria que alguém se deslocasse lá a casa para rectificar a situação. Arregalei os olhos e como é óbvio disse-lhe que sim. Ela marcou a visita e ficou a olhar para mim com um ar "Desande daqui" pelo que coloquei o meu ar mais zen e hipócrita do mundo e voltei à carga: Mas e não será feito nenhum acerto de contas?
Ela optou por: Ah pois, mas serão valores muito baixos mas só se saberá depois do técnico lá ir e olhe que tanto pode ter dinheiro a receber como a pagar (usando um tom típico de ameaça e que podia ser traduzido num "Esquece lá o assunto!"). Insisti dizendo que apesar de serem valores baixos, nos tempos que correm, se os pudermos baixar ainda mais é sempre melhor e que, tendo em conta as nossas rotinas, seria muito difícil ter que pagar mais qualquer coisa.
Ela ainda rematou que, após a passagem do técnico lá por casa, poderia usar a linha telefónica para saber como proceder (a senhora não deve gostar mesmo daquilo que faz...) ao que eu amavelmente respondi que já o tinha tentado fazer sem sucesso e era por isso que me tinha deslocado ali hoje e que caso fosse necessário haveria de voltar!
Ficarei de pedra e cal esperando pelo dito técnico e podem ter a certeza que vou ficar com a identificação dele e vou esmiuçá-lo com perguntas.
x x x
P.S. 1. É triste e de mau tom apanhar funcionários que menosprezam os clientes e nos olham como se fossemos idiotas que não percebemos do que falamos ou dos direitos que temos.